Produtividade, peças e granulometria: Furlan aponta os indicadores ideais dos britadores

Por Conexão Mineral 21/07/2023 - 11:30 hs
Foto: Furlan
Produtividade, peças e granulometria: Furlan aponta os indicadores ideais dos britadores
Furlan produz 150 modelos de equipamentos para beneficiamento e classificação

Os britadores são essenciais no beneficiamento de minérios. Os indicadores nas plantas devem incluir o monitoramento desses equipamentos, em dados como a produtividade e o desgaste das peças.

A opinião é de Marcos Denardi, coordenador de Suporte a Vendas da Máquinas Furlan. Com vasta experiência na área de Assistência Técnica à indústria de mineração, Denardi avalia que o produto final também requer acompanhamento. “Eventuais alterações nas granulometrias propostas podem significar que o britador precisa de reparos”, afirma.

A Furlan tem 61 anos de experiência no atendimento da indústria de mineração. A empresa produz 150 modelos de equipamentos para beneficiamento e classificação, incluindo a britagem de rochas.

Os britadores Furlan são dos tipos cônicos, de mandíbulas e de impacto VSI (modelos rocha-rocha ou aço-aço). A linha está presente em fábricas de cimento, de agregados para construção e pavimentação e de produtos para o agronegócio – como calcário e remineralizadores.

Na britagem, o desafio está na escolha do melhor equipamento. “Basicamente, todo empreendimento busca máquinas que apresentem o melhor custo-benefício”, resume Denardi. 

Para isso, a mineradora deve considerar o tipo de rocha a ser beneficiado e a produtividade desejada. Também precisa determinar a granulometria do produto final. O melhor formato de manutenção e a presença de eventuais equipamentos reserva constam do checklist.

“Comumente, os projetos focam na ampliação da produtividade da planta. Em outros casos, os clientes buscam a Furlan pensando na substituição de equipamentos que costumeiramente apresentam problemas, gerando paradas não programadas ou manutenções que são demoradas”, conta Denardi.

Tecnologia e equipamentos robustos 

No processo, a Furlan emprega recursos de engenharia para tornar a decisão mais confiável. Um software de análise de balanço de massa identifica as necessidades de melhorias da planta. “A ampliação ou a substituição tendem a gerar um volume maior de produção e melhor qualidade do produto. Precisamos dimensionar os efeitos disso em todas as etapas do beneficiamento, e a tecnologia ajuda na decisão”, afirma o gestor.

O melhor custo-benefício passa pela robustez do britador adquirido, tanto em sua estrutura como nas peças. Ele precisa ser forte para trabalhar em condições severas, parando somente quando há manutenções programadas. O volume processado e os padrões de qualidade do produto beneficiado devem seguir o planejamento.

O parque industrial Furlan fabrica também as peças de desgaste. Assim, o cliente adquire essas peças do mesmo fornecedor, que ainda avalia as melhores alternativas quanto às ligas de aço escolhidas. “Quando o equipamento e as peças de desgaste são da mesma marca, há garantia de uma montagem perfeita”, conta Denardi. Nessas condições, a durabilidade também aumenta.

Ao longo de suas atividades, a Furlan reuniu conhecimento no atendimento às mineradoras. O primeiro cliente foi uma indústria produtora de calcário agrícola, no interior de São Paulo, no início dos anos 1960. Ao longo do tempo, houve uma diversificação, quanto às atividades dos clientes. Esse conhecimento é fundamental na hora do desenvolvimento dos produtos Furlan e dos projetos dos clientes. 

O monitoramento do desgaste nos Britadores Cônicos Furlan resulta dessas experiências. Um exclusivo sistema armazena os dados de operação em um medidor digital, facilitando a troca dos revestimentos. O equipamento é conhecido por ser compacto e versátil, podendo operar também em plantas móveis ou com alturas restritas.

Esses modelos de britagem apresentam câmara de fácil configuração, que vão do extrafino ao extra grosso. Assim, a boca de admissão e os produtos gerados seguem de acordo com os revestimentos montados e o estágio de britagem do equipamento na instalação.

Já o Britador de Impacto VSI Aço-Aço apresenta uma tampa superior que facilita o acesso aos componentes internos. A manutenção é rápida, assim como a regulagem – que apresenta várias alternativas, como a possibilidade de alterações de potência e rotação da máquina.

Melhorias como essas reduzem o tempo de inatividade na planta. Assim, os custos operacionais são menores.

Outra opção são os Britadores de Mandíbulas de eixo único Furlan, a linha BM, que apresentam desempenho operacional superior aos do mercado por melhorias no projeto dos volantes e pelo uso de rolamentos autocompensadores. Um sistema estabilizador com molas helicoidais reduziu a vibração da máquina, outro desafio na mineração.

Porém, quando a necessidade envolve os estágios iniciais do beneficiamento, a indicação é a linha de Britadores de Mandíbulas JC (Jaw Crushers). Robustez, qualidade e produtividade são suas principais características, quando falamos da preparação das rochas para britagem em outras etapas.

A linha JC tem baixo custo operacional. Há melhor aproveitamento das mandíbulas intercambiáveis entre si. Manutenção rápida e economia na aquisição de peças são outros diferenciais, além da maior capacidade de produção.

Plantas completas são outra opção

O uso de recursos internos na produção de máquinas e peças permite à Furlan também desenvolver plantas completas. Nesse modelo de projeto, a mineradora tem como benefício o relacionamento com apenas um fornecedor, o que facilita decisões e agiliza a entrada em operação dessa planta.

O processo de pós-venda é integrado ao cliente, que tem um acompanhamento assertivo na fase inicial de operação dos equipamentos.

Saiba mais sobre os britadores acessando a página de Equipamentos no site da Furlan – Furlan.com.br









#publi